PROCURE NO BLOG

work spaces

A chefa trouxe um artigo sobre espaços de trabalho que saiu na Folha desse final de semana, pra gente ficar atualizado nos conceitos ( rs..) Trabalho a parte, eu gosto do aproach 'a gente muda - o espaço muda'.
Sempre fui interessada nessa relação entre o espaço e as atividades que acontecem nele ( e até como o espaço pode influenciar essas atividades).
E não vale só pra ambientes corporativos, claro.

"A monótona fazenda de cubículos, marca registrada da cultura corporativa, está perdendo espaço, e não só por causa do desemprego em alguns países. Se você tem a sorte de estar empregado, talvez se veja num ambiente de trabalho em mutação: ele é mais transparente, fluido e colaborativo. Esse novo paradigma de escritório é o contrário dos currais de engorda onde os trabalhadores labutam isolados. A gigante da publicidade Grey Group é uma das muitas empresas que adotaram a configuração aberta(.... ) os departamentos de criação e produção não têm mais divisórias. "Criamos um ambiente mais rápido, mais aberto e colaborativo", disse Tor Myhren, diretor de criação da Grey Nova York (...)Este espaço reflete o que está acontecendo no mundo digital." Não foram só as paredes que sumiram dos escritórios; as cadeiras também. Pesquisas médicas apontaram que pessoas que trabalham de pé tendem a ser mais saudáveis. E, nos últimos anos, várias empresas de móveis de escritório começaram a vender mesas que são altas o suficiente para que a pessoa fique de pé ao trabalhar no computador. Nichole Stutzman, gerente de criação da empresa de mobiliário ergonômico Anthro, notou que as pessoas tendem a ficar de pé quando querem fazer algo significativo, contou o Times. "Temos muitos designers aqui, e quando eles estão tentando desenhar ou fazer algo criativo começo a ouvir as mesas subindo", disse ela, referindo-se às estações de trabalho conversíveis.(...)
(Trabalhando fora da caixa -LENTE Por Anita Patil - Fonte: Folha de S. Paulo - colei aqui apenas alguns trechos, mas dá pra ler o artigo todo neste blog)

Muito legal esse conceito (novo pra mim) de trabalhar em pé. Eu que passo o dia sentada na frente do computador, fiquei fissurada com a idéia! As estações de trabalho conversíveis que citadas no artigo, são essas aqui, da Anthro. Acredito que ainda não tenha no Brasil (claaaro),mas bem que dá pra improvisar uma bancada auxiliar onde se possa variar entre sentado e de pé.
Quero minha bancadinha!



E esse banquinho? que coisa fofa. Versátil, tem regulagem de altura que permite que seja usado como assento ou apoio ( pra ficar semi-sentado, sabe?)
as fotos não são das melhores, mas dá pra ter uma idéia:



do site da Wilkhahn : "If you want to survive an eight-hour office day you should stand up as often as possible and get away from your desk. The Stitz promotes your natural desire for movement and encourages you to stand up and change posture.."

links relacionados:
artigo Evolution of Office Spaces Reflects Changing Attitudes Toward Work :
http://www.wired.com/culture/design/magazine/17-04/pl_design

blog sobre work spaces:
http://www.workalicious.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...